Com o suporte da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), utilizamos métodos cientificamente comprovados que ajudam a melhorar a comunicação e a expressão de forma funcional.
Confira algumas das técnicas que fazem a diferença:
1. Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA)
Recursos visuais como o PECS (Picture Exchange Communication System) transformam figuras em palavras, permitindo que a criança troque uma imagem por aquilo que deseja (ex: imagem da água por um copo de água). É um excelente ponto de partida para a comunicação funcional!
2. Oportunidades de Mando (Pedido)
Criamos situações em que a criança precisa se comunicar para conseguir algo que deseja. ? Exemplo: Dar um brinquedo incompleto (um bloco para empilhar) e esperar que ela peça o próximo. Isso ensina a intencionalidade da comunicação.
3. Modelagem e Imitação
Nós modelamos a fala, os gestos e as expressões, usando frases curtas e diretas. Reforçamos a criança imediatamente quando ela imita ou tenta se comunicar, mesmo que seja com um som ou gesto.
4. Reforço de Toda Forma de Expressão
Valorizamos cada tentativa de comunicação, seja um gesto, um olhar, um som ou uma palavra. Isso incentiva a iniciativa e a confiança para se expressar.
Lembre-se: Cada criança no espectro é única e tem seu próprio tempo. Um plano individualizado é essencial!
Quer saber como a Terapia ABA pode desenvolver as habilidades comunicativas do seu filho?
Marque sua consulta, o link está na Bio